Antes de começar a minha viagem na Universidade de Liderança Africana (ALU) com todo o conforto, é essencial que partilhe primeiro o meu testemunho da intervenção divina de DEUS que me permitiu ser admitido na universidade dos meus sonhos, desafiando todos os desafios. Esta fotografia foi tirada no dia da minha matrícula na ALU. Escolhi partilhá-la primeiro porque é muito bonita. Sabendo aquilo por que passei antes de entrar na UAL, é melhor começar este testemunho com a minha melhor fotografia de sempre!
Vai ser uma leitura longa, mas prometo-lhe que vale a pena o seu tempo. Espero também que isto inspire alguém que esteja a ponto de desistir para ainda se agarrar a essa linha fina de fé, e continuar a acreditar em DEUS.
COMO TUDO COMEÇOU
Em fevereiro de 2022, enquanto esperava para começar o meu primeiro ano na Universidade de Uyo, onde tinha conseguido uma admissão para estudar Engenharia Informática, o Sindicato do Pessoal Académico das Universidades, popularmente conhecido como ASUU, decidiu entrar em greve que durou 8 meses! Nessa altura, tomei a decisão de começar a candidatar-me a universidades fora da Nigéria. Antes disso, já tinha começado a preparar-me para fazer os exames SAT, mas precisava de dinheiro para comprar um portátil para as minhas aulas de programação informática. Por isso, tive de estabelecer prioridades e optei por comprar o portátil. Também comecei a procurar escolas que não exigem SATs durante a candidatura, e as universidades canadianas eram as que melhor se adequavam a mim, mas não tinha dinheiro para as taxas de candidatura, que são bastante caras. Começou a parecer assustador, até que um dia me deparei com um post patrocinado no Facebook (Oh, Deus abençoe o dia em que me deparei com esse post!), era sobre a cerimónia Ikaze de maio de 2022. Dei uma olhadela às fotografias e não me dei ao trabalho de ir ver a escola. Algumas semanas depois, deparei-me com outro post patrocinado da ALU. Decidi procurar no Google e fiquei maravilhado com os resultados. O que realmente despertou meu interesse foi o programa de graduação em Engenharia de Software. Foi nessa altura que soube que a ALU era a escola certa para mim! Ser Engenheiro de Software sempre foi o meu sonho, desde que comecei a frequentar o ensino secundário e fui selecionado para o departamento de estudos de informática.
CANDIDATURA À ESCOLA
Depois de consultar o sítio Web da escola, encontrei os documentos necessários para a minha candidatura. Criei então a minha conta e iniciei o processo de candidatura em agosto de 2022. A propina anual da escola é de 3000 dólares. Eu sabia que não podia pagar esse valor, pelo que manifestei o meu interesse numa ajuda financeira. Queria tanto a bolsa de estudo completa da Mastercard Foundation porque não havia maneira de pagar as propinas, mesmo que conseguisse um financiamento parcial. Decidi que a melhor coisa a fazer era rezar e rezar para ganhar uma bolsa de estudo completa. A candidatura não foi fácil, tive de passar por uma série de questionários, escrever um ensaio e também fiz um exame. Mas, mesmo assim, consegui terminar e, finalmente, apresentei a minha candidatura no dia 25 de setembro, durante a madrugada.
À ESPERA DE UMA DECISÃO
Depois de ter apresentado a minha candidatura, senti-me otimista. Sabia que ia conseguir entrar na UAL. Tinha essa fé em DEUS. Não me candidatei a nenhuma outra universidade, só queria ir para a UAL, com uma bolsa de estudos totalmente financiada. Enquanto esperava por uma decisão, comecei a aproximar-me de DEUS, este período moldou realmente a minha vida espiritual. Rezei mais e comecei a pensar positivamente sobre muitas coisas. As minhas irmãs mais velhas apresentaram-me a uma oração em linha, New Season Prophetic prayers and declarations, popularmente conhecida como NSPPD. Acordava todos os dias da semana por volta das 6h30 da manhã, hora nigeriana, para me juntar à transmissão em direto do programa do Pastor Jerry Eze YouTube Canal. Enquanto rezava nesta plataforma, escrevi uma lista do que queria que DEUS fizesse por mim. Ser admitido na UAL com uma bolsa de estudos totalmente financiada era a primeira coisa da minha lista. Também me juntei ao desafio aleluia(um programa de louvor online de uma hora ao Senhor. a partir das 23:59 W.A.T) apresentado por Nathaniel Bassey em outubro de 2022. Cantei louvores a DEUS e também lhe apresentei o meu pedido.
novembro chegou e passou, e dezembro chegou sem qualquer resposta da ALU. Fiquei assustado e a minha fé começou a abanar. Perguntava-me porque é que não recebia uma decisão quando me candidatei à admissão de janeiro de 2023, que deveria começar no mês seguinte! Cheguei mesmo a pensar que tinha sido rejeitada. Enviei um e-mail à escola num domingo e também comecei outra candidatura para a admissão em maio de 2023. Decidi ir à minha escola secundária no dia seguinte para ir buscar o meu certificado WASSCE original. Estava a pensar que eram pequenas coisas como esta que me desqualificavam, uma vez que só apresentei o resultado do WASSCE.
Nessa manhã, juntei-me aos pagadores da manhã da NSPPD, como de costume. Durante as orações, o pastor fez uma profecia sobre alguém que se candidatou a uma vaga e concluiu: “Vão criar uma vaga para si”. Muitas pessoas rezam nesta plataforma e nem sequer me passou pela cabeça que ele se estava a referir a mim. Na escola, enquanto esperava para receber o meu certificado, decidi consultar o meu correio eletrónico. Descobri que a ALU tinha respondido ao e-mail que enviei anteriormente e apressei-me a verificar.
Pode imaginar a alegria que senti ao ler isto! Apetecia-me saltar e gritar!!! Mas estava no gabinete do Vice-Diretor e tive de me comportar. Alguns minutos mais tarde, recebi a minha decisão de admissão, mas era para a entrada em janeiro e já tinham passado muitos prazos. Por isso, a escola aconselhou-me a adiar a minha admissão para maio de 2023.
A minha decisão sobre a ajuda financeira ainda não tinha sido revista, a escola pediu-me para apresentar alguns documentos antes de poder ser revista, o que eu fiz.
A MINHA AJUDA FINANCEIRA
Só recebi a minha decisão sobre a ajuda financeira em janeiro de 2023. Nessa altura, já tinha começado o meu primeiro semestre na Universidade de Uyo. No dia em que recebi o correio, estava na escola com alguns dos meus colegas de curso. Não acreditei no que vi quando vi “Community Leadership Grant” (Bolsa de Liderança Comunitária), o que significava que não havia bolsa de estudo completa!!! Imaginei que o meu sonho da ALU estava a chegar ao fim naquele momento! A bolsa cobria 2.000 dólares dos 3.000 dólares da propina anual. Onde é que eu ia arranjar $1000?? E as outras despesas? Emocionei-me só de pensar nisso e peguei na minha mochila sem responder ao meu amigo que não parava de perguntar o que se passava, o que agora percebo que foi uma falta de educação. As lágrimas brotaram-me no caminho para casa e não me importei que alguém as visse. Durante a viagem, telefonei à minha terceira irmã e contei-lhe tudo, e ela respondeu: “É por isso que está a chorar? Reze!” Entrei num triciclo e comecei a procurar bolsas de estudo. Os prazos de muitas bolsas a que me podia candidatar antes de maio já tinham passado e eu não era elegível para as restantes. Pode imaginar como isso foi frustrante.
AGARRAR-SE A UMA FINA LINHA DE FÉ
Como se isso não bastasse, no último dia de fevereiro, perdi o emprego online que tinha. Quis desistir de DEUS. Fiz muitas perguntas como: “Por que aceita o meu emprego quando me vê num estado tão degradado?” Precisava de respostas. As coisas não ficaram por aqui, fiquei tão falido que nem sequer podia pagar os dados móveis para a ligação à Internet e não podia participar nas orações da NSPPD. A maior parte das vezes, dava por mim a assobiar depois de ter longos pensamentos. Ia para a sala de estar e chorava enquanto todos estavam a dormir. Depois, rolava no chão e pedia a DEUS que tivesse piedade de mim. Sentia-me sem esperança, como se estivesse preso num ciclo sem fim e ninguém me pudesse salvar. Durante esse período, tive um sonho em que era puxado para um abraço caloroso por uma presença que reconheci como DEUS, Ele confortava-me e dizia que nunca me deixaria, foi a primeira vez que tive um sonho assim. Mas ainda me sentia sem esperança porque não conseguia encontrar provas de que DEUS não me tinha deixado.
fevereiro passa e chega abril. Tive de adiar a minha admissão de maio de 2023 para setembro de 2023. Na UAL, só pode adiar a sua admissão duas vezes, o que significa que tinha de procurar todas as formas possíveis de entrar na UAL ou perderia esta admissão tão duramente conquistada! Comecei a forçar a minha mente a pensar em qualquer coisa, apenas pensar em qualquer coisa que me levasse à ALU! Decidi criar uma campanha de angariação de fundos, mas não a podia tornar pública porque tinha medo! Não queria mendigar dinheiro na Internet. Por isso, disse a DEUS que me abrisse as portas que eu não conseguia abrir para pedir dinheiro na Internet. Eu nem sequer sabia que aquilo contra o qual estava a rezar era o plano de DEUS. Devido ao medo que tinha, apenas coloquei o link para a minha angariação de fundos nas minhas biografias no instagram, twitter, linkedin, e em qualquer outra rede social em que estivesse. Também enviei e-mails a alguns ex-alunos, mas a certa altura senti que estava a ser um incómodo para eles e tive de parar. Um dos antigos alunos respondeu-me e fez um donativo, pelo qual estou muito grato.
O PRELÚDIO DO MEU MILAGRE
Um dia, entrei na Internet e decidi verificar a minha angariação de fundos na minha biografia no Twitter, e um anónimo tinha doado 15 000 Naira. Fiquei muito surpreendido, alguém tinha reparado na minha angariação de fundos? Fiquei motivado com isto e, finalmente, ganhei coragem para o publicar no Twitter. Era um tweet a agradecer ao anónimo.
Este ato singular atraiu outras pessoas a doar para a minha angariação de fundos e consegui um donativo de 76 000 nairas antes de a angariação terminar. Mas isso não era suficiente, precisava de cerca de dois milhões de nairas para pagar o resto da propina e até reservar os meus voos.
Avance para julho de 2023. Vi um post viral no Linkedin de Anita Makori sobre o facto de ter sido admitida para estudar em Oxford no ano passado, mas não ter conseguido assegurar o financiamento, pelo que teve de desistir da sua oferta e voltar a candidatar-se ao próximo ciclo de admissão. E este ano, foi-lhe oferecida a admissão em três universidades com bolsas de estudo totalmente financiadas! Fiquei muito inspirada e deixei um comentário que me abriu caminho.
Isto aconteceu num domingo. Nessa semana, estava a decorrer uma oração e um jejum de 14 dias no NSPPD, mas eu não participei. Receava perder muito peso com isso e, além disso, adoro comer. Mas os meus instintos diziam-me para participar. Senti que DEUS me estava a dizer para lhe dar apenas um dia, por isso decidi juntar-me ao jejum na segunda-feira.
O MEU MILAGRE!
Na segunda-feira de manhã, levantei-me e juntei-me às orações matinais da NSPPD. Na noite anterior, tive um pequeno problema com uma pessoa que me deixou de rastos e nessa noite fui dormir a chorar. Disse a DEUS que não queria voltar a frequentar a minha escola atual porque estava a afetar a minha saúde mental. Não consegui seguir os pontos específicos de oração que o pastor estava a enfatizar. Em vez disso, tudo o que eu conseguia fazer era uma súplica constante: “Deus, por favor, Deus, por favor”. Então, a certa altura, o Pastor Jerry declarou: “Hoje, vocês vão receber a vossa prova!”, “Alguns de vocês vão receber a vossa antes de 24 horas, 1 hora, 48 horas”. Eu deixei passar. Estava a pensar: “Tenho estado nesta plataforma dia sim, dia não, e você continua a dizer a mesma coisa, mas não há provas”. Respondi-lhe um Ámen e deitei-me na minha cama. Terminei as orações alguns minutos depois das 8:00 da manhã. Exatamente às 9h25, recebi uma mensagem de alguém no Linkedin e apressei-me a verificar; a pessoa tinha reparado no meu comentário de domingo e pediu-me mais pormenores. Expliquei-lhe rapidamente tudo e ele ofereceu-se para pagar o resto da propina! Nem queria acreditar no que tinha acabado de ler!
Mas isso não era tudo, depois de pagar as minhas propinas. Apercebi-me que havia outras despesas, como o seguro de saúde, os bilhetes de avião, o alojamento, a alimentação, que ainda tinha de suportar. Isto deixou-me preocupado, comecei a ter medo outra vez. Disse a mim próprio: “Se DEUS começou por pagar os meus estudos, não me vai deixar ficar mal”. Mas quando os prazos para escolher a minha escolha de vida no campus e pagar o meu seguro de saúde se aproximaram sem qualquer intervenção de DEUS, senti o meu mundo inteiro a desmoronar-se. O prazo para escolher a minha seleção de vida no campus era 7 de agosto e estávamos na última semana de julho. Eu queria enlouquecer!! Criei outra angariação de fundos e, desta vez, publiquei-a no Twitter e no Linkedin. O resultado não foi muito bom, por isso tive de ir aos dms de algumas pessoas populares no twitter e no linkedin, para lhes pedir uma repostagem de modo a chegar a um público mais vasto. Uma pessoa popular no twitter ajudou-me a publicar novamente o tweet que fiz sobre a angariação de fundos e consegui chegar a muitas pessoas, mas muito poucas fizeram donativos. Nessa altura, já não me apetecia continuar. Na quarta-feira à noite, nessa semana, chorei até adormecer, vi uma repetição da transmissão ao vivo no NSPPD nessa manhã (“O LORD show me mercy”) e simplesmente derramei o meu coração a DEUS. Acordei na quinta-feira com os olhos doridos.
Na sexta-feira, acordei bem cedo e publiquei outro post sobre a angariação de fundos no Linkedin antes de me juntar às orações matinais da NSPPD. Durante as orações, o Pastor Jerry disse: “Vai receber a sua prova hoje!”. Eu estava demasiado abatido para acreditar nisto, fiquei ali deitado e pedi a DEUS que tivesse misericórdia de mim. Depois das orações, deitei-me e dormi, nem sequer tomei o pequeno-almoço. Naquela altura, a comida não fazia sentido. Quando acordei do sono, peguei no telemóvel para ver se havia algum progresso na minha angariação de fundos, mas senti-me desapontado como sempre. Nesse momento, alguém me enviou um pedido de contacto no Linkedin, que aceitei com relutância. Alguns minutos depois de aceitar o pedido de ligação, recebi uma mensagem da minha nova ligação, que gostaria de manter no anonimato. Disse-me que teve dificuldades quando tentou fazer um donativo e que gostaria de obter outro meio de donativo. Fiz uma pausa de alguns minutos, tentando assimilar o que tinha acabado de ler! “O quê?” exclamei.
Parei por um momento para recuperar o fôlego antes de responder. Depois da nossa conversa aprofundada, fizemos uma chamada e, após uma breve conversa, ela garantiu-me que eu já não tinha de me preocupar com o custo dos estudos na ALU – ela cobriria todas as despesas até eu me formar. Foi uma sensação surrealista; tive de me beliscar para ter a certeza de que não era um sonho. Estava tão feliz que nem me apercebi quando comecei a saltar e a gritar “Ó meu Deus, obrigada! Muito obrigada!”.
Depois do telefonema, ela pediu-me o custo de tudo para o meu primeiro ano na UAL, incluindo voos, alojamento e outras despesas de acompanhamento, que lhe apresentei rapidamente. Ela fez um donativo, mas não pude receber o dinheiro rapidamente porque se tratava de uma transação internacional e era fim de semana. Tive de esperar até segunda-feira.
Enquanto esperava, receava que os bilhetes de avião aumentassem antes de o dinheiro chegar e comecei a temer novamente. Mal sabia eu que DEUS tinha outra surpresa maravilhosa para mim! Recebi uma mensagem de alguém no twitter. Era uma mensagem curta e simples perguntando se eu tinha conseguido o dinheiro que precisava para ir à ALU. Eu respondi, dizendo que, embora algumas promessas tivessem sido feitas, eu ainda não tinha conseguido a quantia total. A pessoa perguntou-me quanto é que eu precisava, e eu expliquei-lhe os custos dos bilhetes de avião e do seguro de saúde, que eram as minhas principais preocupações. Depois de partilhar os dados da minha conta, tal como solicitado, recebi o montante exato em poucos minutos. Fiquei a olhar para o telemóvel durante algum tempo. Levantei-me e comecei a andar de um lado para o outro na sala, não conseguia compreender DEUS naquele momento.
Lembrei-me do que o pastor Jerry costuma dizer depois das orações: “Quando receber o seu testemunho, como vai gritar? Como é que vai dançar? É só isso que vai fazer? ….” Estava a sorrir de orelha a orelha. Voltei rapidamente ao Twitter e agradeci à pessoa pelo donativo. Também entrei na Internet nessa noite e reservei os meus voos, senti-me tão aliviada nesse momento.